Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN

Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN


PARCEIRO

Image

O Centro de Recuperação e Educação Nutricional, atua desde 1993 na educação alimentar e nutricional infantil.

O projeto EXPERIÊNCIAS que ALIMENTAM II atua para ampliar e difundir as ações de educação alimentar e nutricional em ambiente escolar de primeiríssima infância em São Miguel Paulista (SP). A equipe técnica do projeto mobiliza educadores e demais profissionais da educação infantil, famílias e envolve as próprias crianças na construção e mudança de hábitos alimentares. O projeto iniciou em 2020, a partir de uma pesquisa de campo, olhando os recursos e realidade de cada unidade educacional, e em agosto de 2021 iniciou o piloto com 6 unidades educacionais, que inclui a formação continuada dos coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de apoio de forma híbrida e a criação e validação de um instrumento cocriado com os profissionais para usarem no dia a dia no processo educativo: um jogo físico, feito de forma customizada para as crianças. Este jogo dá insumos para a autoria dos profissionais e participação da família e da criança no processo, de forma interativa e sensorial. O projeto segue na fase de expansão para mais 44 unidades educacionais. No total, serão mais de 6000 crianças impactadas em São Miguel Paulista, em uma ação com grande potencial de escala para outros locais.





ImpulsoGov

ImpulsoGov


PARCEIRO

Image
A Impulso Gov é uma organização de saúde pública, sem fins lucrativos, que trabalha ao lado de gestores municipais e estaduais para impulsionar o uso de dados e tecnologia no setor público, assegurando o direito à uma vida saudável a todas as pessoas.
O projeto Impulso Previne é uma solução digital gratuita para auxiliar na gestão do Programa Previne Brasil. Tem um recorte pioneiro pois conecta análise de dados diretamente com o financiamento em saúde dos municípios. A Plataforma compila e traduz esses dados de uma forma acessível, permitindo o monitoramento desses indicadores da atenção básica, de modo que as prefeituras identifiquem os problemas mais graves e possam priorizá-los. A nova plataforma aberta indica quais ações o município pode tomar para melhorar a qualidade dos serviços de saúde local, com benefícios para toda a população usuária do SUS. Além disso, o município que conseguir implementar as melhorias ainda observará aumento dos recursos recebidos do governo federal, potencializando ainda mais a qualidade da saúde local. 
 
 

Fórum DCNTs

Image

O Fórum de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) tem como proposta promover parcerias entre as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para o combate às doenças crônicas não transmissíveis. Trata-se de uma iniciativa contínua através de suas plataformas digitais e suas reuniões semestrais. Hoje conta com mais de 100 instituições participantes.

O Instituto Opy apoiou o Fórum DCNTs na realização de um Concurso Nacional que recebeu inscrição de projetos inovadores que já possuíam resultados, mesmo que preliminares, nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de uma ou mais doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Os 5 melhores projetos foram apresentados no 9° encontro do Fórum DCNTs que ocorreu em Outubro de 2021, e tiveram o contato de seus líderes compartilhados com as instituições dos diferentes setores que participaram deste encontro, a fim de facilitar potenciais parcerias.