promoção de saúde

Cuidados nos primeiros mil dias de vida



Image
As intervenções nutricionais nesse período são muito mais importantes do que intervenções mais tardias. Vimos que o custo-benefício é muito maior se a intervenção nutricional ocorrer entre a gestação e os dois primeiros anos. Vale mais a pena investir na nutrição infantil para melhorar a saúde e o capital humano dos adultos.
CESAR VICTORA, EPIDEMOLOGISTA
Os primeiros mil dias de vida compreendem o período que vai da concepção ao 24º mês de vida, e é considerado como a janela de oportunidade mais importante da vida do ser humano, pois é um período de transformações físicas, cognitivas e emocionais que vão impactar no seu crescimento e desenvolvimento. 
 
Sob condições adequadas de saúde e nutrição a criança “se programa” para ser um adulto saudável. É uma etapa importante não só para a prevenção de doenças, mas também para a criação de hábitos saudáveis e para o seu desenvolvimento integral.


Image

Neste período, um milhão de novas conexões neurais se formam por segundo e essas sinapses ocorrem nos primeiros anos de vida dos bebês. Desta forma, oferecer todos os nutrientes que a criança necessita, estimular para que haja interação com o ambiente e a construção do conhecimento e o cuidado com as emoções são fatores imprescindíveis para um desenvolvimento saudável.


Image